20 de dezembro de 2012

O tablet e o futuro da portabilidade

O número de tablets no Brasil deve chegar a 2,6 milhões no fim de 2012, segundo previsão da IDC Brasil. No segundo trimestre deste ano, foram vendidos 606 mil aparelhos, um crescimento de 275% em relação ao mesmo período do ano passado. Com o mercado em expansão, surgem oportunidades de investimento também para os pequenos e médios empreendedores. 

No mundo, a maioria das pessoas está substituindo o uso do PC pelo tablet. É um fenômeno de comportamento e uma tendência que parece irreversível. No Brasil, o fenômeno vai se replicar, só que mais devagar, porque o acesso é mais difícil. Hoje, o País ocupa a 11ª posição no ranking mundial de consumo de tablets, segundo a empresa de consultoria. 

O crescimento do mercado depende da popularização do produto. Nesse cenário, estes aparelhos com tela de 7 polegadas, como o iPad mini, anunciado em 23 de outubro pela Apple, podem ajudar. Segundo a GfK, empresa de pesquisa de mercado, 63% dos dispositivos vendidos no Brasil nos 12 meses até agosto deste ano tinham 7 polegadas. 

Podemos dizer que a forma de se educar, atualmente, está muito estática, mas com a digitalização de conteúdo, os desenvolvedores de aplicativos educativos têm um cenário muito promissor. Pela facilidade e pela mobilidade, podemos ver um futuro próximo em que todos os estudantes possam ter acesso a um tablet, além de ter um espaço para aplicativos interativos que ajude nos estudos, assim como jogos etc.
Não há uma restrição de segmento quanto ao desenvolvimento de aplicativos ou uso de tablets. É tudo uma questão de imaginação, afinal, a maioria das empresas prestadoras de serviços estão adotando este dispositivo, tais como linhas aéreas, restaurantes, táxis, hospitais entre outros. 

Podemos perceber que houve uma reformulação na mão de obra especializada das empresas com o advento dos tablets, devido ao novo padrão tecnológico exigido. Foram contratados novos funcionários que conhecessem os sistemas iOS, Android e Windows Mobile para melhor inserção destas empresas nesta nova empreitada. 

A distribuição dos programas foi facilitada pelos tablets, o que dá mais espaço para as pequenas empresas. Ainda assim, elas encontram dificuldades para ter visibilidade. Hoje, estão disponível 275 mil aplicativos específicos para iPad, e a Microsoft espera ter 100 mil até o final do ano. 

Há alguns meios da empresa ter território para atuação. O primeiro seria criar um aplicativo que seja muito inovador ou útil. É possível ser notado pelo público ou pela mídia e começar um boca a boca viral. Esse foi o caso do Instagram, vendido por U$ 1 bilhão para o Facebook. O segundo seria prestar serviços para outras empresas, e o terceiro seria firmar parceria com grandes companhias para distribuir o aplicativo já desenvolvido.
E você como acha que vai ser o crescimento deste mercado?
Canny Publicidade
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