É muito comum presenciarmos nos últimos meses do ano as preparações que as lojas se atentam a fazer para que possam ter mais êxito em suas vendas. O objetivo é que as festas de fim de ano sejam um grande momento e não, necessariamente, apenas um presente do Papai Noel, devido às varias técnicas usadas durante esse período de festividades.
As boas vindas ficam por conta da disposição dos produtos nas
vitrines, indispensáveis principalmente em datas comemorativas, que atraem a atenção
dos clientes que logo se identificam com o (PDV Ponto de vendas). O estímulo
que uma vitrine bem arrumada gera é muito forte, o impacto é midiático e mantém continuamente
o fluxo, conduzindo o cliente ao interior da loja.
Ela deve “conversar
com o cliente”, interagir, tocá-lo de alguma forma, gerar reações e estímulos,
levando-o ao mundo em que sua felicidade está alojada ao entrar e adquirir tal
produto.
O fluxo de pessoas dentro de uma loja é algo muito
interessante de se observar. Um exemplo são os corredores e a forma como o lado
direito é usado e o esquerdo fica à disposição. Cabe aí uma análise para se
criar mecanismos que levem esse fluxo a ter um contato maior com determinados
produtos expostos em gôndolas durante este percurso.
O cliente terá feito a escolha logo no início da compra e
essa dificilmente será trocada por outro produto mais adiante. Os fatores: circulação
e locomoção são indispensáveis nesse tipo de estratégia, e a ideia é fazer com
que todos os espaços e opções sejam vistos, avaliados e possivelmente consumidos.
Para que o ambiente fique mais animado, que tal uma música? Está
aí um ótimo recurso para manter a circulação em movimento constante. A
ambientação quando mais agitada cria e gera ato de compra rápido, desencadeando
taxas de vendas maiores e, principalmente, a rotatividade do de pessoas.
Quando em horário de menos movimentação, uma música mais calma é a melhor opção, pois
cria um efeito relaxante para manter e “prender” o consumidor mais tempo no
estabelecimento, tendo uma comodidade e detalhamento maior sobre o produto para
a escolha ideal.
Todo cuidado é pouco no uso de qualquer ferramenta para a
ambientização de merchandising como instrumento de sensibilização, persuasão e
fidelização de clientes. Afinal, estamos lidando com uma ferramenta de extremo
poder na criação de vantagens sobre os demais concorrentes, uma vez que estabelece
uma comunicação eficaz, pois a compra não é um processo que se desencadeia sozinho. Ele
está atrelado de muitos fatores, e com isso o mercado fica cada vez mais acirrado,
possibilitando novas opções ao consumidor que passa a ser privilegiado, obtendo
uma atenção especial no ato da compra. Ao
ver o “bom velhinho” acenando, dando balas, tirando fotos, fique atento, pois
um bom negócio o espera no interior da loja. Afinal qual cliente que não gosta
de vantagens?
Canny Publicidade
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