17 de dezembro de 2012

Olhe, entre e compre à vontade


É muito comum presenciarmos nos últimos meses do ano as preparações que as lojas se atentam a fazer para que possam ter mais êxito em suas vendas. O objetivo é que as festas de fim de ano sejam um grande momento e não, necessariamente, apenas um presente do Papai Noel, devido às varias técnicas usadas durante esse período de festividades.
 
As boas vindas ficam por conta da disposição dos produtos nas vitrines, indispensáveis principalmente em datas comemorativas, que atraem a atenção dos clientes que logo se identificam com o (PDV Ponto de vendas). O estímulo que uma vitrine bem arrumada gera é muito forte, o impacto é midiático e mantém continuamente o fluxo, conduzindo o cliente ao interior da loja.
Ela deve “conversar com o cliente”, interagir, tocá-lo de alguma forma, gerar reações e estímulos, levando-o ao mundo em que sua felicidade está alojada ao entrar e adquirir tal produto.
O fluxo de pessoas dentro de uma loja é algo muito interessante de se observar. Um exemplo são os corredores e a forma como o lado direito é usado e o esquerdo fica à disposição. Cabe aí uma análise para se criar mecanismos que levem esse fluxo a ter um contato maior com determinados produtos expostos em gôndolas durante este percurso.
O cliente terá feito a escolha logo no início da compra e essa dificilmente será trocada por outro produto mais adiante. Os fatores: circulação e locomoção são indispensáveis nesse tipo de estratégia, e a ideia é fazer com que todos os espaços e opções sejam vistos, avaliados e possivelmente consumidos.
Para que o ambiente fique mais animado, que tal uma música? Está aí um ótimo recurso para manter a circulação em movimento constante. A ambientação quando mais agitada cria e gera ato de compra rápido, desencadeando taxas de vendas maiores e, principalmente, a rotatividade do de pessoas. Quando em horário de menos movimentação, uma música mais calma é a melhor opção, pois cria um efeito relaxante para manter e “prender” o consumidor mais tempo no estabelecimento, tendo uma comodidade e detalhamento maior sobre o produto para a escolha ideal.
Todo cuidado é pouco no uso de qualquer ferramenta para a ambientização de merchandising como instrumento de sensibilização, persuasão e fidelização de clientes. Afinal, estamos lidando com uma ferramenta de extremo poder na criação de vantagens sobre os demais concorrentes, uma vez que estabelece uma comunicação eficaz, pois a compra não é um processo que se desencadeia sozinho. Ele está atrelado de muitos fatores, e com isso o mercado fica cada vez mais acirrado, possibilitando novas opções ao consumidor que passa a ser privilegiado, obtendo uma atenção especial no ato da compra.  Ao ver o “bom velhinho” acenando, dando balas, tirando fotos, fique atento, pois um bom negócio o espera no interior da loja. Afinal qual cliente que não gosta de vantagens?

Canny Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário