26 de setembro de 2012

Gerenciamento de Imagem e Marketing Esportivo


Há alguns anos, não fazia parte da cultura do brasileiro ter ciência de empresas que trabalhassem única e exclusivamente com a imagem de atletas. Normalmente esta ação era realizada pelo empresário ou assessor que fazia esta função de remediar uma situação, ou até mesmo de alertá-lo sobre determinadas atitudes não convenientes com sua profissão, assim como indicá-lo para ações comerciais e tratar diretamente com os clubes a respeito de negociações de direito de imagem, contratos e afins. 
Segundo um dos precursores do marketing esportivo no Brasil, José Carlos Brunoro afirma que mesmo com toda esta ascensão do setor, os departamentos de marketing dos clubes não estão preparados, pois se preocupam apenas em vender patrocínio para as camisas. Uma vez que focam apenas a visibilidade espontânea, eles acabam não pensando em faturamento em longo prazo com outro tipo de serviço e produto.
O marketing esportivo abriu um leque de oportunidades no mercado de gerenciamento de imagem, mas ainda é uma área que precisa ser lapidada. Por outro lado, vemos com frequência “garotos propagandas” de diversas marcas nacionais e até mesmo internacionais que representam o esporte brasileiro ao redor do mundo. O Brasil é um celeiro de novos talentos em diversas modalidades esportivas, no entanto, temos atualmente pouquíssimas empresas que servem como referência neste segmento. E a principal, hoje, é a 9ine, agência do ex-jogador Ronaldo em parceria com a WWP, maior grupo de propaganda do mundo (dono da agência de publicidade Ogilvy).
A agência atua estritamente em planejamento de imagem e captação de patrocínios para seus clientes. A 9ine tem realizado um ótimo trabalho na prospecção para seus gerenciados, além de um direcioná-los de maneira diferenciada e orientada na tratativa com a imprensa e fãs, etc. Podemos citar como exemplo o lutador Anderson Silva e o jogador Neymar que são extremamente assediados e sabem que devem manter sempre a postura e preferivelmente o bom desempenho, ainda mais porque ambos os atletas fecharam vários acordos comerciais depois de integrarem o quadro de agenciados da 9ine.
Com o advento do marketing esportivo no país, a agência de Ronaldo visa também o trabalho com empresas que focam seus investimentos no esporte, fato é que empresas como Bozzano, Ambev e Duracell são clientes da empresa, e têm direta ou indiretamente acordos comerciais com o atleta, e essas parcerias reverberam em novas ações destas marcas no apoio ao esporte brasileiro, seja em contratos duradouros ou patrocínios pontuais, principalmente no esporte.
O marketing esportivo brasileiro ainda sofrerá uma revolução positiva, uma vez que as empresas estão percebendo o crescimento de oportunidades neste setor e estão se preparando para fugirem da defasagem. Temos a Copa das Confederações, a Copa do Mundo, os X-Games e as Olimpíadas. Todos estes eventos propulsionarão o mercado a refletir acerca das melhores práticas e gestão do marketing esportivo no país, em longo prazo, evidentemente, pois sabemos que a paixão do brasileiro, independentemente do esporte, tempo e espaço, é imutável.

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