Há
alguns anos, não fazia parte da cultura do brasileiro ter ciência de empresas
que trabalhassem única e exclusivamente com a imagem de atletas. Normalmente
esta ação era realizada pelo empresário ou assessor que fazia esta função de
remediar uma situação, ou até mesmo de alertá-lo sobre determinadas atitudes
não convenientes com sua profissão, assim como indicá-lo para ações comerciais
e tratar diretamente com os clubes a respeito de negociações de direito de
imagem, contratos e afins.
Segundo um dos precursores do marketing
esportivo no Brasil, José Carlos Brunoro afirma que mesmo com toda esta
ascensão do setor, os departamentos de marketing dos clubes não estão
preparados, pois se preocupam apenas em vender patrocínio para as camisas. Uma
vez que focam apenas a visibilidade espontânea, eles acabam não pensando em
faturamento em longo prazo com outro tipo de serviço e produto.
O marketing esportivo abriu um leque de
oportunidades no mercado de gerenciamento de imagem, mas ainda é uma área que
precisa ser lapidada. Por outro lado, vemos com frequência “garotos
propagandas” de diversas marcas nacionais e até mesmo internacionais que
representam o esporte brasileiro ao redor do mundo. O Brasil é um celeiro de
novos talentos em diversas modalidades esportivas, no entanto, temos atualmente
pouquíssimas empresas que servem como referência neste segmento. E a principal,
hoje, é a 9ine,
agência do ex-jogador Ronaldo em parceria com a WWP, maior grupo de propaganda
do mundo (dono da agência de publicidade Ogilvy).
A agência atua estritamente em planejamento
de imagem e captação de patrocínios para seus clientes. A 9ine tem realizado um
ótimo trabalho na prospecção para seus gerenciados, além de um direcioná-los de
maneira diferenciada e orientada na tratativa com a imprensa e fãs, etc.
Podemos citar como exemplo o lutador Anderson Silva e o jogador Neymar que são
extremamente assediados e sabem que devem manter sempre a postura e
preferivelmente o bom desempenho, ainda mais porque ambos os atletas fecharam
vários acordos comerciais depois de integrarem o quadro de agenciados da 9ine.
Com o advento do marketing esportivo no
país, a agência de Ronaldo visa também o trabalho com empresas que focam seus
investimentos no esporte, fato é que empresas como Bozzano, Ambev e Duracell
são clientes da empresa, e têm direta ou indiretamente acordos comerciais com o
atleta, e essas parcerias reverberam em novas ações destas marcas no apoio ao
esporte brasileiro, seja em contratos duradouros ou patrocínios pontuais,
principalmente no esporte.
O marketing esportivo brasileiro ainda
sofrerá uma revolução positiva, uma vez que as empresas estão percebendo o
crescimento de oportunidades neste setor e estão se preparando para fugirem da
defasagem. Temos a Copa das Confederações, a Copa do Mundo, os X-Games e as
Olimpíadas. Todos estes eventos propulsionarão o mercado a refletir acerca das
melhores práticas e gestão do marketing esportivo no país, em longo prazo,
evidentemente, pois sabemos que a paixão do brasileiro, independentemente do
esporte, tempo e espaço, é imutável.
Equipe Canny Publicidade
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