25 de setembro de 2012

O Marketing Esportivo no Brasil

Primeiramente, vamos pular a parte de definições sobre o que seria marketing esportivo, pois há muito tempo podemos observar inúmeros blogs, vídeos, sites e livros nos passando definições dessa ferramenta, e particularmente já estamos cansados de ver tantas definições, e acreditamos que vocês leitores também. Já está na hora do mercado e indústria esportiva do país começar de fato a serem exploradas e não que apenas virem vagas definições. 
Começando pelo nosso querido, glorioso e recentemente bastante criticado futebol, que tem um espaço no mínimo significativo nas mídias, tanto nas transmissões de partidas, quanto em programas de debate, espaços exclusivos em portais de notícias e variedades na internet, nos posts, nas hashtags, entre tantos outros canais midiáticos que rendem ótimos ganhos aos clubes, que por sua vez não investem no fortalecimento da sua imagem de forma inteligente. Muitos gastam seus recursos apenas com a compra aleatória de atletas, o que é arriscado para imagem e finanças de um clube, além de não agregar valor à imagem do clube diretamente, pois muitas vezes o time fica “refém” da imagem do atleta para poder manter sua visibilidade, como exemplo podemos citar o Santos Futebol Clube, que hoje possui pouca competitividade perante seus adversários, por possuir um elenco de atletas limitados tecnicamente, isso acontece devido a concentração de valor em cima de seu principal atleta (Neymar), e por conta disso tem encontrado dificuldades em se manter entre as principais equipes do país e do continente.  
Mas nosso futebol não vive só de maus exemplos, podemos, por exemplo, citar o Corinthians, que na contramão deste cenário faz bons investimentos visando o fortalecimento de sua marca, por meio da contratação de atletas que auxiliam a exploração de novos mercados (caso de Ásia e América do Sul) no alto investimento em produtos que levam a marca do clube, o que possibilitou a abertura de uma rede de lojas com produtos da marca Corinthians, e recentemente com uma ação voltada ao turismo esportivo, garantindo através de uma ação de vendas de pacotes de viagens à torcida, um grande número de torcedores acompanhando o clube e fortalecendo a marca Corinthians. Ações como essa levam o clube a ter a maior receita de patrocínio no Brasil e a quarta maior do mundo, segundo o site ativo.com, com aproximadamente 22 milhões de Euros de receita anual, só com patrocínios em camisa.  
Claro que temos outros clubes no Brasil seguindo os passos do Corinthians, mas a verdade é que não são muitos, e para o futebol, há um longo caminho a ser percorrido para os clubes aprenderem a explorar sua imagem de forma positiva, e assim obter ganhos. Mas temos exemplos em outros esportes que resultaram em crescimento através de investimentos em imagem. 
Podemos começar citando o voleibol como referência em crescimento no Brasil. Atualmente, este esporte no país é considerado o melhor do mundo, com um campeonato interno forte, devido à grande quantidade de atletas em alto nível, e o grande número de títulos internacionais da seleção brasileira de voleibol nos últimos anos.  
Este status não foi alcançado da noite para o dia, foram necessários anos de investimento e melhorias estruturais, que foram conseguidas através da captação de investimento que os clubes e a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), conseguiram, concedendo grande espaço publicitário em suas camisas.
Ao contrário do que acontece no futebol, o dinheiro captado foi investido de forma precisa, na melhoria da estrutura dos clubes e dos espaços disponibilizados pela CBV para formação de novos atletas, aumentando o nível e a visibilidade das competições no país. Desta maneira, foi mantido o interesse das empresas neste tipo de investimento, mantidos de forma contínua, assim como o trabalho de profissionalização do esporte, resultando em sucesso do vôlei, no qual hoje o Brasil é visto como potência atualmente.
Exemplo parecido foi seguido pelo Judô, que aproveitou bem os recursos captados e otimizou a formação de atletas, mantendo o esporte no topo e garantindo novos investimentos.
A verdade é que, não só para o futebol, para o vôlei, ou para o judô, mas é essencial para todos os esportes que invistam na imagem. Pois é a melhor forma de captar recursos, uma vez que investidos de forma correta, transformarão o Brasil em uma potência esportiva, pois faz parte do fortalecimento de qualquer marca, inclusive no setor esportivo que se invista “de dentro para a fora” melhorando os processos de qualquer clube ou mesmo de qualquer esporte, aumentando o desempenho e fortalecendo a imagem do esporte e de todas as instituições ligadas a ele.

Equipe Canny Publicidade
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