Hoje as empresas que atuam no mercado brasileiro caminham a passos lentos quando o assunto é marketing esportivo, pois pouco se empenham em se alinhar com as entidades esportivas em todo seu exercício. Tendo em vista que o Brasil será sede da copa do mundo, das olimpíadas e outros grandes eventos ligados à área do esporte, como será o futuro do marketing esportivo no Brasil junto às empresas?
Essa seria uma resposta que todos os responsáveis pelo marketing nas empresas deveriam obter, mas ainda há poucas iniciativas de relacionamento junto aos clientes e consumidores, e no que se diz respeito a planejamento em longo prazo, as ações foram quase nulas nos últimos anos.
Em entrevista a revista “Exame”, o consultor esportivo e professor da Trevisan Escola de Negócios, Fábio Wolff, conta que no Brasil o marketing esportivo ainda é amador e se restringe principalmente ao futebol, enquanto na Europa e nos Estados Unidos as negociações são extremamente profissionais e abrangem todas as áreas esportivas. Nos dias de hoje, existe uma conscientização maior dos patrocinadores na utilização das ferramentas do marketing esportivo, mas muito abaixo do que pode ser realizado.
É bom já começarmos a pensar que o marketing esportivo seguido de suas práticas, provavelmente será aquecido com esses grandes eventos esportivos. Portanto, as ações deverão ser pensadas e analisadas por meio de estudos mais aprofundados e eficazes para se obter um maior alcance e não ficar limitado apenas as práticas de veiculação por meio de patrocínio e exposição da marca, através de “rios” de dinheiro que são destinados aos clubes de futebol, sem sequer ter pensado em um planejamento estratégico para se obter maior êxito nestas ações.
Os mais otimistas acreditam que as empresas terão papel fundamental nesse processo de mudança, já que investem parte de sua verba de comunicação em estratégias de marketing esportivo. Logo, eles devem enxergar as entidades esportivas como ferramentas estratégicas de marketing, e não apenas como veículos de comunicação de suas marcas, transformando assim o investimento no esporte em uma plataforma completa de marketing e comunicação que gere visibilidade, emprego e novos negócios.
Equipe Canny Publicidade
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