24 de setembro de 2012

Uma nova era “A Revolução das Mídias”


Estamos passando por uma nova era, a revolução das mídias. Em nenhum outro momento da história mundial, tivemos um índice de informação tão grande e rápida. Hoje, conseguimos saber o que acontece do outro lado do mundo em segundos, fato que até o final da década de 90 era praticamente impossível.

Hoje, temos 50% da população mundial abaixo dos 30 anos de idade. Portanto, podemos dizer que o mundo, atualmente, está conectado nas mais diversas redes sociais, pois mais de 90% dessa parcela da população está conectada a algum tipo de rede social. Se pensarmos que hoje o Facebook já supera o Google em tráfego, dentro dos EUA, podemos ver o quão é impactante o uso da rede social e o quanto a publicidade pode usar isso a seu favor.

Se pensarmos que o rádio demorou 38 anos para atingir 50 milhões de usuários, a televisão precisou de 13 anos para chegar nesse número e a Internet só precisou de 4 anos. Os Smartphones, Ipod e simulares demoraram 3 anos para ter os mesmos 50 milhões de usuários, mas o que nos chama mais atenção é que o Facebook conseguiu ter 200 milhões de usuários em apenas 1 ano, isso mesmo você leu corretamente, em 1 ano o Facebook conseguiu ter 4 vezes mais pessoas conectadas do que o rádio que demorou quase 4 décadas. Portanto, hoje podemos claramente perceber que a Internet é um dos meios de massa mais incisivo ao público.

“Nós não temos escolhas se devemos usar mídia social, a questão é a forma de usá-la”  essa frase de Erick Qualman, reflete muito o que a publicidade vem buscando nos últimos anos. Então, como criar campanhas para atingir o máximo do Target com melhor custo benefício? Se pensarmos nas pessoas que usam o Facebook, seria um país hoje com a 3ª maior população do mundo. Lembrando que em países como a China a rede social dominante é: QQ &Renren, assim podemos afirmar que ainda não foi explorado todo seu potencial.

Devido às novas tecnologias, a publicidade deve se atentar a: o que fazer, como fazer e quando fazer, pois se pensarmos que hoje 50% do tráfego de internet móvel do Reino Unido vem do Facebook, o que fazer quando o cliente tiver uma experiência negativa.

Hoje podemos ver como o Marketing Político e Esportivo ainda não usam essas ferramentas de forma correta e persuasiva, pois hoje 20% das pesquisas sobre marcas/pessoas famosas vem de conteúdo criados por usuários e mais 34% dos bloggers publicam opiniões sobre marcas/produtos/ pessoas. Esses dois segmentos ainda se limitam em saber o que estão falando do seu produto, quando na verdade deveriam se atentar que 78% dos usuários cofiam nas recomendações de seus pares. Considerando tais informações deveríamos parar e pensar, porque o Marketing Político e Esportivo ainda não pensaram em atuar nestas mídias.
 Equipe Canny Publicidade


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