Nos últimos 30 anos, o mercado
tem passado por várias transformações. Essas mudanças têm gerado a necessidade
de fazer com que as empresas trabalhem mais para que o produto tenha um
destaque ainda maior para conquistar os consumidores.
O poder de negociação, antes
centralizado em sua grande parte nas indústrias, está sendo direcionado aos
varejistas que desenvolvem suas próprias ações de mercado. Eles produzem uma
imagem diferenciada junto ao consumidor final, não mais dependendo de se
fortalecer apenas com a marca de um determinado produto.
Os varejistas adotam uma postura
altamente agressiva, pois há grande semelhança nas características dos produtos
oferecidos por todos. Sendo assim, não há como centralizar esforços apenas em
promoção de preços, mas também agregar valor através dos serviços prestados
(prazo de entrega, montagem, pós-venda, etc.) e relacionamento com o cliente.
Com essa competitividade, há
então certa independência junto aos fornecedores. Os varejistas passaram a se
fundir, formando grandes redes com mais poderes de negociação, obtendo melhor
possibilidade de comercialização e com grandes condições de exigirem uma
atenção diferenciada também junto aos produtores.
As indústrias produtoras, para
manterem sua competitividade e não perderem mercado junto aos concorrentes
deverão atuar com um Trade Marketing que terá suas ações exclusivas através do
Business to Business, buscando as situações em particular mencionadas abaixo:
Concentração de vendas: a
concentração de vendas no B2B gera dependência ao produtor. Essa dependência
enfraquece o poder de negociação e em caso de crise financeira poderá afetar
diretamente os resultados da empresa, causando inadimplência. O ponto do Trade
Marketing é buscar evitar a centralização de vendas dos produtos em um único
cliente ou em poucos clientes.
Todo varejista compra um
determinado produto e o revende obtendo sua lucratividade. O Trade Marketing
deverá desvincular a ideia de que o preço é o único fator decisivo e desta
forma agregar valor apresentando todos os benefícios e vantagens que seus
produtos oferecem à revenda do varejista (ex: agilidade, garantia, marca). Se o
preço sempre for compreendido como uma condição determinante, as negociações
poderão se tornar muito desgastantes, pois não estará existindo um verdadeiro
relacionamento de parceria entre a empresa e o varejista.
O Trade Marketing deve avaliar o
valor de acordo com o cliente e identificar as margens de resultado em cada um
deles. O foco em vendas de grandes volumes irá ampliar os resultados
financeiros finais, obtidos com a oferta de valor feita ao cliente.
O papel do Trade Marketing é
conquistar o consumidor final no ponto de venda garantindo que a empresa
produtora consiga não apenas expor seus produtos mas também fazer com que as
estratégias de marketing adotadas se mantenham atrativas despertando o
interesse de compra.
Canny Publicidade / Thiago Bertges
Canny Publicidade / Thiago Bertges
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