2 de abril de 2013

Os desafios do pós-venda



Pós-venda é a fase que se inicia logo após o momento da aquisição de um produto ou serviço de uma empresa ou organização. A partir da entrega, o consumidor passa a usufruir do produto ou serviço adquirido. Em todo tipo de mercado, ele é um dos principais serviços que visam a fidelização de clientes, assim como é o mote para a geração de novos negócios. Todo este processo, desde que seja feito corretamente, pode aproximar o cliente da empresa, assim como pode também destruir a imagem corporativa que culminará em mais um cliente que fará reclamações da empresa, principalmente, nas redes sociais. 

Atualmente o Facebook é um dos principais canais direto de comunicação entre a empresa e o cliente. Devido à rápida disseminação e repercussão, quase que instantânea, dos conteúdos nas mídias sociais, as empresas se atentam a toda e qualquer declaração que é postada em seus perfis e páginas. Com toda a relação entre contratado/contratante “exposta” no dia a dia, entregar o serviço desejado é o maior objetivo destas empresas quando o assunto é o pós-venda. Desta forma, a prática se transforma no serviço prestado na hora que o cliente mais precisa. Experiências positivas nestas horas podem determinar a renovação de um contrato, a indicação para um amigo e a confiança do consumidor. 

Com o serviço realizado perfeitamente e a confiança conquistada, o pós-venda se torna uma das principais ferramentas de marketing para a contratação de um novo serviço, além de passar tranquilidade ao cliente na hora de escolher e avaliar uma nova compra. Atualmente, a maioria das empresas oferecem serviços de pós-venda. Sendo assim, esta competitividade permite que a criatividade da empresa aflore, para que ela se destaque junto à concorrência. 

Sendo assim, podemos citar para mais esclarecimentos, alguns exemplos que influem diretamente no atendimento ao cliente no pós-venda: 

  • Atendimento personalizado para a fidelização;
  • Utilização dos elementos da qualidade no atendimento: confiança, disposição, segurança e rapidez;
  • Resolução ou encaminhamento das reclamações do cliente;
  • Melhora contínua do desempenho no atendimento.
 
Todas as ações citadas farão com que, independentemente, da situação, solicitação ou reclamação do cliente a respeito de qualquer que seja o tipo de serviço ou produto, você estará apto para atendê-lo, satisfazê-lo e quem sabe, garantir a próxima venda. 

Canny Publicidade / Julio Cesar Costa

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