Foi-se o tempo em que o consumidor realizava suas compras e
não procurava saber sequer a origem do produto a ser adquirido. Atualmente, ele está mais conciso daquilo que vai consumir. Portanto, atribuir
informações virou uma estratégia para as empresas fabricantes que trabalham
para fazer com que o consumidor tenha plena certeza de que o produto oferecido
irá satisfazê-lo.
Pensando nessa satisfação foi então elaborado o “Shopper”. Mas,
o que vem a ser isso? O Shopper, diferente do consumidor comum, que não busca
muitas informações sobre o que estará sendo consumido, reage de forma
criteriosa analisando se realmente o custo x benefício do bem adquirido é
valido ou não, tendo uma atenção diferenciada no PDV (Ponto de venda) e busca constantemente
informações a respeito dos produtos. Esse cliente preza pela sincronia com a
empresa, leva em consideração a imagem da marca perante o mercado e a
sociedade, além do interesse em exclusividade e procura de diferenciais.
O PDV é o principal aliado do Shopper, porque nele será
encontrado todas as informações necessárias a esse consumidor que está
instruído mediante procura ou estudos anteriores sobre o produto. A aposta em
informações direcionadas torna o cotidiano do consumidor mais fácil na hora da
decisão de uma compra direcionando-o ao produto procurado.
Outro aliado importante é a Internet. Os consumidores
procuram saber passo a passo sobre a empresa o produto, futuros lançamentos,
concorrentes, e havendo aderência, ele se torna um parceiro. Sendo assim, uma comunicação
sem ruídos é de extrema importância, sempre direcionada, clara e objetiva para
manter linearmente todos os conceitos da empresa (missão, visão, valores, etc).
O cliente esclarecido terá ideia fixa de que o PDV terá
todas as informações as quais foram pesquisadas e analisadas, e com certeza
encontrará grandes estímulos para compras. A presença de um
promotor-demonstrador à disposição para sanar duvidas, realçar pontos fortes do
produto e/ou degustação serve como impulso para esse relacionamento. Vale ressaltar que esse tipo de cliente (Shopper)
não gosta que nada seja “empurrado”. Portanto, a responsabilidade do promotor é
bem maior para não criar climas desfavoráveis. O que todo cliente gosta é de ser surpreendido
de forma positiva, e é claro que uma ação promocional direcionada é uma opção
que atrai ainda mais o fator compra, criando um vínculo ou mesmo uma
fidelização com a marca.
O ser cliente, hoje em dia não é nada fácil pelas várias
opções que o mercado os direciona. E saber ao certo o que querem consumir virou
uma obrigação, afinal comprar o famoso “gato por lebre” está saindo de cena,
pois manter-se informado sobre o que se quer consumir é uma boa opção para o
seu bolso ou até mesmo para evitar dor de cabeça.
Sendo assim, como será a sua próxima compra?
Canny Publicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário