Antes quando alguém não entendia determinado assunto falava-se: - Você
está falando em código? Que código? Hoje
em dia podemos “falar” através deles, alias não só falar, mas vender, anunciar,
publicar, interagir, entre muitas outras funções que estão presentes em nosso
cotidiano. Provavelmente você já tenha
presenciado alguém tirando do bolso o aparelho de celular e fotografando um
código impresso em uma publicação dentro do metrô, na rua, livrarias, cinemas ou
em outros lugares.
Trata-se da tecnologia chamada QR
Code, um novo tipo de código de barras bidimensional. O termo QR deriva de
Quick Response, que em inglês significa resposta rápida, transparecendo a
intenção do criador de montar um objeto de fácil decodificação e em alta
velocidade, geralmente por imagem.
A sua origem vem do oriente com
os japoneses. Inicialmente a tecnologia era usada na indústria automobilística
para uma melhor identificação das peças produzidas. Desde 2003 o QR Code vem
sendo usado em celulares para gerar uma visualização dos códigos impressos. Os
celulares no Japão também já são preparados para interpretar estes códigos,
basta que a pessoa bata uma foto com a câmera do aparelho e transmita via
internet para o banco para receber a cobrança direta em suas mãos e levar o
produto mediante recibo no ato da compra. Dinheiro vivo? Esqueça!
Ainda se tratando de novas
tendências, muitas empresas estão investindo alto em anúncios com o uso dos QR
Codes (guardando geralmente algum link da internet) esperando que você os
interprete com seu celular. Exemplos são a Fast Shop, a Volkswagen, Claro e
outras companhias ao redor do mundo, que chegam a ocupar outdoors inteiros com
uma informação codificada.
O mundo artístico também usufrui
dessa tecnologia. Em 2007 foram impressos códigos que levavam diretamente ao
portal da banda Pet Shop Boys (http://www.petshopboys.co.uk),
fazendo com que não só o vídeo fosse visto, mas também outras informações
ligadas às identidades britânicas e questionamentos acerca de questões de
privacidade.
Muito em breve as trocas de ideias
serão “trocas de códigos”. Afinal, a cada dia a tecnologia possibilita tal
condição para que o ser humano fique ainda mais próximo da interatividade e tenha tudo ao seu
alcance. Sendo assim, você está preparado para essa tecnologia?
Canny Publicidade
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