24 de outubro de 2012

A alienação midiática e o comodismo social




Há anos vivemos num mercado cuja oferta de produtos e serviços deturpam e persuadem o interesse, gosto e preferências do consumidor. Evidentemente que o objetivo do marketing é gerar necessidade onde não há a mínima necessidade, mas o agravante é como as pessoas se deixam levar simplesmente pela convenção social e falta de senso crítico mediante certas circunstâncias, modismos e afins. Mas hoje, o foco não é especificamente marketing.

Segundo consta, personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. De certo modo, a TV cujo alcance é massivo, manipula a sociedade e infere opiniões e ideologias que variam de acordo com seus interesses políticos, financeiros e comerciais. Essa alienação permite ou impõe que a sociedade pare, escute, absorva e aja como marionetes em meio a tanta informação distorcida e muitas vezes inúteis.

Todas essas informações, conceitos e oferendas consequentemente refletem na formação de opinião, estilo de vida, moda e formação de cidadania das pessoas. Podemos classificar como comodismo social a falta de atitude de todos nós, brasileiros, que não protestamos contra os descasos apresentados diariamente em todos os segmentos do serviço público no âmbito social e político, devido a aversão à política. Mas vale ressaltar o idolatrismo a Carminha, Zé Bedeu e companhia.

Ser skatista sem saber o que é um “ollie”, andar de mãos dadas na Augusta porque está na moda, ser emo porque ouve fresno, andar dos pés à cabeça no surfstyle sem saber sequer o que é uma parafina e ser rapper porque ouve Beyoncé. Essa é a situação que vivemos atualmente. A alienação da mídia e a convenção social dão vazão ao embalismo social, cuja função é exterminar a identidade social de cada indivíduo.

Pare e pense. Olhe para suas origens e veja se não está pisando em ovos. Como soldados em marcha, a sociedade caminha rumo à dispersão irracional ideológica. Seja um dissidente e venha para o caminho da luz que é a realidade nua e crua dos fatos. 


Equipe Canny Publicidade
http://facebook.com/CannyPublicidade

Um comentário:

  1. Faltam reações do tipo: não gostei, questionável, e outras. Mas é interessante a reflexão! Ainda mais para uma futura agência de Publicidade! Olha que legal! Tentei publicar meu comentário e cai na mão de mais um destes sistemas citados acima!

    ResponderExcluir