Há anos vivemos num mercado cuja
oferta de produtos e serviços deturpam e persuadem o interesse, gosto e
preferências do consumidor. Evidentemente que o objetivo do marketing é gerar
necessidade onde não há a mínima necessidade, mas o agravante é como as pessoas
se deixam levar simplesmente pela convenção social e falta de senso crítico
mediante certas circunstâncias, modismos e afins. Mas hoje, o foco não é
especificamente marketing.
Segundo consta, personalidade é o
conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar,
sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. De certo
modo, a TV cujo alcance é massivo, manipula a sociedade e infere opiniões e
ideologias que variam de acordo com seus interesses políticos, financeiros e
comerciais. Essa alienação permite ou impõe que a sociedade pare, escute,
absorva e aja como marionetes em meio a tanta informação distorcida e muitas
vezes inúteis.
Todas essas informações, conceitos
e oferendas consequentemente refletem na formação de opinião, estilo de vida,
moda e formação de cidadania das pessoas. Podemos classificar como comodismo
social a falta de atitude de todos nós, brasileiros, que não protestamos contra
os descasos apresentados diariamente em todos os segmentos do serviço público
no âmbito social e político, devido a aversão à política. Mas vale ressaltar o
idolatrismo a Carminha, Zé Bedeu e companhia.
Ser skatista sem saber o que é um
“ollie”, andar de mãos dadas na Augusta porque está na moda, ser emo porque
ouve fresno, andar dos pés à cabeça no surfstyle sem saber sequer o que é uma
parafina e ser rapper porque ouve Beyoncé. Essa é a situação que vivemos
atualmente. A alienação da mídia e a convenção social dão vazão ao embalismo
social, cuja função é exterminar a identidade social de cada indivíduo.
Pare e pense. Olhe para suas
origens e veja se não está pisando em ovos. Como soldados em marcha, a
sociedade caminha rumo à dispersão irracional ideológica. Seja um dissidente e
venha para o caminho da luz que é a realidade nua e crua dos fatos.
Equipe Canny Publicidade
http://facebook.com/CannyPublicidade
Faltam reações do tipo: não gostei, questionável, e outras. Mas é interessante a reflexão! Ainda mais para uma futura agência de Publicidade! Olha que legal! Tentei publicar meu comentário e cai na mão de mais um destes sistemas citados acima!
ResponderExcluir