11 de outubro de 2012

Estrangeirismo como estilo de vida

Muito se fala da influência de línguas estrangeiras em nosso cotidiano, em especial do inglês, como resultado da globalização e fácil acesso às novas culturas, ideologias e repertórios variados. Essa familiarização nos permite afirmar que existe, em alguns casos, a preferência pelo idioma inglês, uma vez que é uma das línguas mais faladas do mundo.

Vale ressaltar que há mais de uma década tínhamos por costume usar palavras como: breakfast; x-egg, office boy, cheeseburguer, milkshake entre outras. Com o advento das variadas tecnologias, a comunicação, mediante todo o processo de globalização unificada aproximou as pessoas que, inconscientemente, aderiram às “mutações linguísticas” impostas pelo meio no qual vivemos, ou seja, se você não for pop você está out.

Falando sério, a importância do inglês na atualidade passa pela cultura, alimentação, entretenimento, moda, música, tecnologia, ciência e influencia o modo de vida de várias pessoas. Arrisco dizer de várias nacionalidades. Todos estes aspectos caracterizam o idioma como obrigatoriedade em nosso país cuja educação do ensino público é medíocre e atrasada. Sendo assim, estamos um passo atrás, com exceção às pessoas que têm condições de fazer tal investimento.

Vale ressaltar que o approaching varia de acordo com o feedback oriundo de um brainstorm. Os termos citados acima comprovam como tais palavras fazem parte do nosso vocabulário do dia a dia, principalmente na área de comunicação, publicidade e propaganda.



Abrasileirar palavras, atualmente, faz parte do nosso cotidiano, uma vez que a interação, entendimento e absorção de vários conteúdos já estão intrínsecos na nossa cultura. Palavras como coquetel, clube, jipe, uísque estoque, ringue, contêiner, etc, hoje, fazem parte do nosso dicionário, mas outrora eram consideradas estrangeirismo.

Relacionado ao mercado corporativo, podemos citar os cargos que assumiram um “papel internacional”, uma vez que citado em qualquer parte do mundo, a compreensão e identificação logo são imediatas: COO - Chief Operating Office, CEO - Chief Executive Office, CFO - Chief Financial Office, CMO - Chief Marketing Office, Marketing Assistant, entre outros.

A globalização de certo modo aproxima as pessoas, culturas, ideais e sentimentos muitas vezes adversos. Por isso, percebemos o quanto nossa língua deve ser valorizada para que um dia possamos também “exportar” palavras, sentenças e vocabulário que agreguem valor e conteúdo às grandes potências mundiais, além das palavras carnaval, samba e Ronaldinhos.


Equipe Canny
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