Em
época de eleição, grandes metrópoles como São Paulo passam por um processo de
poluição visual deixando claro a falta de um Marketing Político bem estruturado.
Nos moldes profissionais é feito um planejamento estratégico para se alcançar
os objetivos de divulgação, pois sem este trabalho fica muito aquém as perspectivas
de alcance. No planejamento é feito toda uma preparação para atingir os
eleitores de forma eficaz e conveniente ao contrário desta “bagunça” que nos
deixa muito mais confusos do que esclarecidos sobre o candidato.
Os
veículos:
Ainda
hoje o jingle é uma das melhores
"armas" para se alcançar os eleitores, via rádio, televisão e outros
meios audiovisuais. A televisão, normalmente, além dos jingles, programas são
gravados para expor ideias e promessas, estas muitas vezes duvidosas e sem
embasamentos. Daí a necessidade de um bom profissional de marketing para alinhar
estas ideias e não deixar os candidatos exagerarem nas promessas.
A
pior divulgação fica por parte dos folders que são distribuídos de forma
exagerada e sem estudo de campo de como e qual região deve ser alcançada. É realizada
uma distribuição sem qualquer preparo de equipe ou preocupação com os materiais
que são descartados oriundos destas ações de sampling. Falando em excesso, temos a poluição visual de cartazes
expostos em paredes, muros, postes ou em cavaletes na maioria das ruas e
avenidas mais movimentadas das capitais, o que em São Paulo é bem estranho, uma
vez que temos uma Lei sancionada intitulada por Cidade Limpa. E
consequentemente nos deixa no ar a pergunta:
Por
qual o motivo tal lei não é destinada também a políticos?
Acho
que esta e outras importantes perguntas jamais foram respondidas por se tratar
de uma enorme zona de conforto por parte de todos os envolvidos na política
deste país. Mas a verdade é que, no código eleitoral, há uma permissividade
quanto à colocação destes instrumentos no período das 6h às 22h, desde que não
atrapalhem o trânsito das pessoas ou dos veículos. Mas todos sabem que nem os
horários e nem o cuidado com a localização dos cavaletes são respeitados, mesmo
assim, não vemos medidas de fiscalização nem por parte dos órgãos eleitorais,
nem da população. Por este e outros motivos que o povo brasileiro tem de ficar
mais atento a estas práticas de favorecimento por interesse, pois neste país acontecem
barbaridades na política e a população brasileira não demonstra reação, pois estamos
falando de casos como de um humorista ser eleito, de candidatos que apresentam
uma boa aparência terem mais chances de ser eleitos.
Casos
como estes nos faz refletir e apontar outro tipo de poluição, que pouco se
enxerga, mas afeta ferozmente a decisão de escolha que é a mental e
psicológica, tão poluente quanto as audiovisuais. Portanto, avaliem melhor seus
candidatos atentando-se nas ideias e cumprimentos das promessas que estão sendo
feitas para termos como cobrar posteriormente caso estas não sejam cumpridas.
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