4 de outubro de 2012

Marketing Político - Divulgação X Poluição



Em época de eleição, grandes metrópoles como São Paulo passam por um processo de poluição visual deixando claro a falta de um Marketing Político bem estruturado. Nos moldes profissionais é feito um planejamento estratégico para se alcançar os objetivos de divulgação, pois sem este trabalho fica muito aquém as perspectivas de alcance. No planejamento é feito toda uma preparação para atingir os eleitores de forma eficaz e conveniente ao contrário desta “bagunça” que nos deixa muito mais confusos do que esclarecidos sobre o candidato.

Os veículos:

Ainda hoje o jingle é uma das melhores "armas" para se alcançar os eleitores, via rádio, televisão e outros meios audiovisuais. A televisão, normalmente, além dos jingles, programas são gravados para expor ideias e promessas, estas muitas vezes duvidosas e sem embasamentos. Daí a necessidade de um bom profissional de marketing para alinhar estas ideias e não deixar os candidatos exagerarem nas promessas.

A pior divulgação fica por parte dos folders que são distribuídos de forma exagerada e sem estudo de campo de como e qual região deve ser alcançada. É realizada uma distribuição sem qualquer preparo de equipe ou preocupação com os materiais que são descartados oriundos destas ações de sampling. Falando em excesso, temos a poluição visual de cartazes expostos em paredes, muros, postes ou em cavaletes na maioria das ruas e avenidas mais movimentadas das capitais, o que em São Paulo é bem estranho, uma vez que temos uma Lei sancionada intitulada por Cidade Limpa. E consequentemente nos deixa no ar a pergunta:

Por qual o motivo tal lei não é destinada também a políticos?
 
 
Acho que esta e outras importantes perguntas jamais foram respondidas por se tratar de uma enorme zona de conforto por parte de todos os envolvidos na política deste país. Mas a verdade é que, no código eleitoral, há uma permissividade quanto à colocação destes instrumentos no período das 6h às 22h, desde que não atrapalhem o trânsito das pessoas ou dos veículos. Mas todos sabem que nem os horários e nem o cuidado com a localização dos cavaletes são respeitados, mesmo assim, não vemos medidas de fiscalização nem por parte dos órgãos eleitorais, nem da população. Por este e outros motivos que o povo brasileiro tem de ficar mais atento a estas práticas de favorecimento por interesse, pois neste país acontecem barbaridades na política e a população brasileira não demonstra reação, pois estamos falando de casos como de um humorista ser eleito, de candidatos que apresentam uma boa aparência terem mais chances de ser eleitos.

Casos como estes nos faz refletir e apontar outro tipo de poluição, que pouco se enxerga, mas afeta ferozmente a decisão de escolha que é a mental e psicológica, tão poluente quanto as audiovisuais. Portanto, avaliem melhor seus candidatos atentando-se nas ideias e cumprimentos das promessas que estão sendo feitas para termos como cobrar posteriormente caso estas não sejam cumpridas.

Equipe Canny

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