22 de outubro de 2012

TV x Internet ou TV + Internet?


Para quem sempre bateu na tecla que a internet vai acabar com a TV teve uma surpresa nos últimos sete meses, pois a novela Avenida Brasil se tornou um dos maiores ícones transmidiáticos da atualidade. As fofocas nos portais online, as sinopses de capítulos ou até mesmo os memes no Facebook fizeram com que a novela chegasse a este nível de audiência em várias mídias e segmentos diversos.

Hoje já não se espera mais o dia seguinte para comentar a novela com o vizinho. É tudo em “real time”, como se o telespectador fosse à janela gritar para os vizinhos o que achou de determinada cena. 

Avenida Brasil conseguiu reunir todas as noites milhões de brasileiros, loucos em compartilhar opiniões, em um mesmo sofá ou no âmbito virtual. Os números do Ibope ainda interessam ao mercado. Mas a repercussão na Internet tem uma função maior: é formadora de opinião, tão influenciável quanto as velhas discussões das donas de casa organizadas pelas emissoras.

“É tudo culpa da Riiita” que não cansou de ver isso nas TimeLine do Facebook ou até mesmo “Me serve Vadia”. A Avenida Brasil mostrou que o telespectador consome muito mais do que aqueles 80 minutos da novela. O grau de alcance e de repercussão da novela foi ao extremo de se tornar entre o “Top” 10 dos “Trend Topics” o efeito Tufão conseguiu se impor em 5 posições no ranking mundial.
Sem contar a publicidade que usou os personagens da novela como atrativo para as suas campanhas. Podemos citar como exemplo: A campanha eleitoral do candidato a prefeito Gabriel Chalita e a Vivo que usou o “chifre” do Tufão para promover sua internet móvel. Além de arrecadar 2 milhões de reais em publicidade e ter feito com que a Presidente Dilma Rousseff alterasse sua agenda devido ao ultimo capitulo, a novela foi citada nos principais órgãos de imprensa mundiais como: Os ingleses BBC e The Guardian, o Frances Le Figarro, os americanos Wall Strett Journal e o The New York Times. Como um dos principais eventos do ano, podemos dizer que o Brasil esta se tornando um dos grandes consumidores de conteúdo transmidiático. Cada vez mais o brasileiro tem acesso a vários conteúdos por várias mídias, e isso forma opinião, senso crítico e faz com que o alcance se torne avassalador.

Equipe Canny Publicidade
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