9 de outubro de 2012

Novo ou velho conceito? Você sabe o que é Advertainment?


É uma estratégia de comunicação na qual a venda de um produto não é explicita, mas gera a criação de uma nova ligação entre marca e consumidor, na qual um oferece um produto de entretenimento em troca de atenção e visibilidade. A forma de encontrar o equilíbrio exato entre a narração da história e a projeção da marca é muitas das vezes enrustida como projetos de entretenimento.
As produções audiovisuais planejadas pelos anunciantes com o intuito de entreter e agregar valor à marca, diferentemente dos objetivos usuais do branded content, que é a exposição do produto aos telespectadores de maneira que seja mais difícil de ignorar ou eliminar do que os comerciais tradicionais, o advertainment pretende um caminho singular: ser buscado pelo espectador/consumidor. De forma geral, a publicidade sempre caminhou mais para o limite das vendas que da arte. Já que a origem dessa prática é creditada ao cinema e como no Brasil essa arte é ainda modesta, faltam referências para o desenvolvimento dessa ferramenta.
O advertainment é tido como mais interessante que os comerciais comuns e os infomerciais. Além disso, ele possibilita que os anunciantes ganhem mais atenção dos espectadores, de maneira mais discreta, se comparada com a publicidade tradicional, pois a marca se apresenta inserida no enredo do filme ou do programa. Muito estudiosos dizem que o advertainment é a chave para conseguir o engajamento dos usuários, dos espectadores e dos clientes. 
As fronteiras que delimitam esta nova atividade são ainda difusas, de forma que não é possível falar em categorias claramente definidas de Comunicação por Conteúdo.


Equipe Canny Publicidade.
http://www.facebook.com/CannyPublicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário