É uma estratégia de comunicação
na qual a venda de um produto não é explicita, mas gera a criação de uma nova
ligação entre marca e consumidor, na qual um oferece um produto de
entretenimento em troca de atenção e visibilidade. A forma de encontrar o
equilíbrio exato entre a narração da história e a projeção da marca é muitas
das vezes enrustida como projetos de entretenimento.
As produções audiovisuais
planejadas pelos anunciantes com o intuito de entreter e agregar valor à marca,
diferentemente dos objetivos usuais do branded content, que é a exposição do
produto aos telespectadores de maneira que seja mais difícil de ignorar ou
eliminar do que os comerciais tradicionais, o advertainment pretende um caminho
singular: ser buscado pelo espectador/consumidor. De forma geral, a publicidade
sempre caminhou mais para o limite das vendas que da arte. Já que a origem
dessa prática é creditada ao cinema e como no Brasil essa arte é ainda modesta,
faltam referências para o desenvolvimento dessa ferramenta.
O advertainment é tido como mais
interessante que os comerciais comuns e os infomerciais. Além disso, ele possibilita
que os anunciantes ganhem mais atenção dos espectadores, de maneira mais
discreta, se comparada com a publicidade tradicional, pois a marca se apresenta
inserida no enredo do filme ou do programa. Muito estudiosos dizem que o
advertainment é a chave para conseguir o engajamento dos usuários, dos
espectadores e dos clientes.
As fronteiras que delimitam esta
nova atividade são ainda difusas, de forma que não é possível falar em
categorias claramente definidas de Comunicação por Conteúdo.
Equipe Canny Publicidade.
http://www.facebook.com/CannyPublicidade
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