Muitas vezes no decorrer do dia,
algumas pessoas podem se sentir como “estrangeiras” em seu bairro ao fazer uma
caminhada, em um coletivo ou até mesmo ao dar um bom dia. Basta apenas ficarmos
atento à forma como as pessoas se comunicam por meio de certas palavras, para que percebamos esta sensação.
Com a globalização e a
aproximação de culturas e povos, o uso do estrangeirismo (fenômeno linguístico
que consiste no uso “emprestado” de uma palavra, expressão ou construção frasal
estrangeira, em substituição de um termo na língua nativa) assim como o uso de
gírias em nosso dia a dia já se tornou algo corriqueiro.
Em uma sociedade capitalista, o
uso principalmente do inglês se faz presente quando o assunto entra na
publicidade. Esse fenômeno se torna indispensável para que tudo ganhe impulso às
novas tendências e novidades. Afinal, culturalmente, temos a tendência de acreditar que tudo que vem de fora é melhor.
A língua não é fixa, ou seja, ela
se transforma ao longo dos anos dando espaço a novos dialetos, palavras e formas
de comunicação. Caso contrário, estaríamos falando o Tupi Guarani ou o Latin que foram
sucumbidos pelo português com o passar do tempo. Mas isso é outra historia.
É Inevitável que essa evolução não
reflita nos demais países cuja língua não tenha tanta influência nas relações internacionais, ocorrendo
desta forma uma mescla de idiomas. A vantagem gira em torno do conhecimento de
outras culturas, desde que isso não seja algo imposto, afinal, respeitar as
culturas se faz necessário em um mundo cada vez mais próximo e conectado.
Afinal, dizer ok hoje em dia se tornou um hábito comum.
Portanto, o estrangeirismo é um
fenômeno linguístico que traz palavras de outros idiomas para a língua materna.
Algumas das expressões utilizadas por nós são pronunciadas exatamente iguais ao
idioma de origem. No entanto, outras palavras sofrem modificações na pronúncia
por uma questão de acomodação da linguagem, pois são adaptadas para uma grafia
e pronúncia semelhante às palavras da língua mãe. Este outro fenômeno é
popularmente chamado de aportuguesamento.
Exemplos de estrangeirismos: ok, brother, croissant, designer, jeans, link,
cappuccino, yes, show, site, pizza, hot dog, reveillon, stop, pink etc.
Existem também alguns
estrangeirismos que devido ao seu frequente uso na língua portuguesa, já foram
incorporados ao léxico da língua, ou seja, já são palavras dicionarizadas.
Exemplos: shampoo (champu),
deletar (delete), football (futebol), basketball (basquete).
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