17 de outubro de 2012

Cresce o nível de exigência do consumidor



Com o constante avanço da tecnologia e múltiplas formas de relacionamento entre clientes e empresas, o mercado atual revela um novo perfil de consumidor. As pessoas estão se tornando cada vez mais exigentes e conscientes de seus direitos e compreendem que este é o momento da busca pela melhor relação custo-benefício. Com um mercado extremamente competitivo, no qual diariamente “brotam” empresas de todos os segmentos, elas trabalham com o objetivo de chamar e disputar a sua atenção e fidelidade, mediante pesquisas que traçam o perfil do seu público-alvo de forma direta e objetiva.

Atualmente, várias empresas oferecem simultaneamente o mesmo serviço/produto com variáveis, muitas vezes imperceptíveis à primeira vista. Sendo assim, o consumidor valoriza a qualidade e atendimento prestado, uma vez que seu nível de exigência aumentou e ele não se apega apenas às empresas que oferecem um custo relativamente menor, mas sim àquelas que atendam às suas necessidades como pessoa e consumidor.

O reflexo desse novo consumidor, além de sua postura mais crítica, observadora e seletiva, está também no seu crescente interesse pelo e-commerce (comércio virtual). Apesar de todos os problemas apresentados recentemente, principalmente, pelas empresas de compras coletivas, essa acessibilidade e praticidade ganharam o gosto do brasileiro que compra como nunca registrado antes. No País, essa vertente de consumo anda na mesma velocidade em que marcas e empresas apostam em novas tecnologias para seduzirem seus clientes, assim como outras que ainda tentam surpreender seu target com algo inovador ou que agregue valor à compra ou serviço prestado.

As classes AB já familiarizadas com a internet para“movimentar a economia”, agora têm a companhia das classes CD na utilização da internet como ferramenta de pesquisa e compra, algo que está se tornando uma tendência em franca ascensão no mercado atual, uma vez que as facilidades e a vasta gama de produtos, seja no e-commerce quanto nas lojas físicas proporcionam à população a realização de um desejo e/ou sonho ao adquirir determinado produto antes impossível de ser comprado.

Segundo uma pesquisa realizada com 360 consumidores de São Paulo, feita pela consultoria especializada no varejo GS&MD – Gouvêa de Souza, a classe C está amadurecendo. O estudo revela que essa massa gigante agora quer qualidade de vida, uma vez que os produtos antes inimagináveis já estão ao seu alcance.

Para finalizar, podemos afirmar que, na atual circunstância, sobreviverão apenas as empresas que investirem em atendimento, tecnologia de ponta e especialmente em PESSOAS. O relacionamento com o cliente e, prioritariamente, o serviço de pós venda que gera novos negócios e dissemina as boas práticas da empresa no mercado serão um diferencial para que a empresa se destaque dos demais concorrentes e trilhe sua história no coração do consumidor.
 
Canny Publicidade

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