5 de novembro de 2012

A Publicidade e os Games


Se pensarmos que a publicidade vem crescendo no mundo virtual é extremamente necessário que falemos do investimento no mercado de games, cuja verba de publicidade inserida Np enredo dos jogos chegou a US$ 1 bilhão em 2011. Neste mesmo ano, o segmento de games movimentou US$ 42 bilhões em todo o mundo.

“Game é viral e a propaganda nele tem o apoio de quem está consumindo. O consumidor não acredita em marca, mas nos amigos dele”, disse Mitikazu Lisboa, da desenvolvedora Hive.

Com a ascendência das redes sociais, essa integração com os games faz com que se tornem uma coisa só, até que num futuro próximo não será possível saber qual é qual devido a convergência e interatividade cada vez mais presentes entre eles.

Existem duas grandes vantagens na publicidade feita dentro dos jogos em relação às outras mídias: o maior tempo de exposição e a integração com o conteúdo onde o produto é anunciado, pois nos games o comercial faz parte do produto, faz parte do jogo, é integrado e não atrapalha a comunicação. Além do que ele pode ter um impacto real na via virtual do jogador, que é a vida real dele no momento em que ele joga. Em outras palavras, podemos dizer que o jogador se transporta para um mundo subjetivo que naquele momento lhe faz sentido e lhe proporciona a sensação do real. 

Mas hoje precisamos entender o público-alvo do produto e do jogo. Por isso que o mercado de games vem mudando e se desenvolvendo cada vez mais, pois quem joga não é mais só o menino de 15 anos que passa a madrugada solitário sem interação e desligado do mundo exterior, mas sim pessoas de faixa etária distintas com interesses variados e gostos totalmente diferentes. Desta forma o mercado de games trabalha e investe pesado para que toda essa massa de gamers possa ser atendida e satisfeita com a enormidade de lançamentos e jogos cada vez mais reais e interativos. 
 
Será que poderemos ter uma nova mídia com um poder ainda pouco explorado ou veremos o nascimento de uma nova mídia de massa?
 
Canny Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário