9 de novembro de 2012

Todos precisam de segurança


Caso pense que esteja seguro de qualquer ameaça quando conectado à internet, estará cometendo um grande erro.  Segundo pesquisas, a internet é um ambiente bem menos seguro do que muitos internautas possam imaginar.
 
O crime cibernético que mais recebe denúncias no Brasil é a pornografia infantil. Logo em seguida aparecem os crimes de racismo e outros delitos que incluem apologia ao crime, homofobia, intolerância religiosa, maus-tratos contra animais, xenofobia, neonazismo e tráfico de pessoas.
 
Mesmo após estar decretada como “morta” a rede social Orkut do Google, ela é o site que abriga o maior número de denúncias de crimes na web. O levantamento mostra que o endereço brasileiro "orkut.com.br" registrou o equivalente a 39% das denúncias no mundo todo, enquanto a URL global "orkut.com" ficou com outros 31%. O Facebook está em quarto lugar, com 2%.
 
A quem pense que a rede é um território livre e aberto sem punição alguma. A justiça brasileira vem coibindo a sensação de impunidade colocando em vigor do Código Penal, do Código Civil e de legislações específicas como a Lei n. 9.296 – que trata das interceptações de comunicação em sistemas de telefonia, informática e telemática, e a Lei n. 9.609 – que dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programas de computador.
 
O próximo clique deve ser bem pensando, tais como postagens de fotos íntimas, fotos de crianças, e-mail, documentação, celular, vídeos entre outros são alguns exemplos os quais devem ser evitados à exposição pela rede.
 
A segurança é algo muito sério na vida virtual. Devemos ficar atentos a tudo que iremos enviar, anexar, comentar, postar e pesquisar.  Com leis de apoio abolindo tais atitudes, poderemos ter uma rede mais segura, limpa ou até mesmo o fim da “proliferação de crimes virtuais”.
 
O link abaixo o levará a algumas informações e endereços que possam ajudar em caso de ocorrência.  http://tinyurl.com/ya27am2


Nenhum comentário:

Postar um comentário