16 de novembro de 2012

Globalização - um vírus nas culturas



Há tempos ouve-se falar no termo globalização, mas muitos sequer têm noção do quanto este termo é fundamental para o comportamento social mundial. Segundo pesquisas, a globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômicasocialcultural e política 
Este processo diz respeito à forma como as pessoas interagem, se aproximam, ou seja, interligam o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Porém, estas definições têm afetado radicalmente as culturas que por sua vez responde de forma desordenada a este “novo fenômeno”, e que muitas vezes é usado como exemplo ou motivo, a esmo, sem conhecimento pelas pessoas. 
Segundo Hofstede (1990) cultura é a programação mental e coletiva das pessoas num contexto específico. Não é uma característica individual, mas é compartilhada por pessoas “condicionadas” pela mesma educação e experiência de vida. 
Então pensemos. Como a globalização tem se inserido nas culturas de forma a se tornar um vírus? 
Considerando tais acontecimentos, as grandes mudanças na sociedade em todo mundo passa ser inevitável, pois a globalização nos traz muitas informações, modos e cotidianos de outros lugares com uma velocidade exorbitante. A internet fez com que tudo isto acontecesse instantaneamente na mesma velocidade das mudanças, pois hoje um artigo, um acontecimento ou alguma informação publicada, em questão de minutos já é considerado ultrapassado. 
Portanto, temos de analisar estas mudanças e absorver sua importância de modo a contribuir, para que assim nossas culturas não sejam tão afetadas, pois tais informações acontecendo a todo tempo faz com que as mudanças, se não filtradas, sejam indesejadas, e por consequência, enfraqueça aos poucos as culturas que são de extrema importância para sociedade em um todo.  
Texto inspirado em uma das aulas sobre Classes Sociais do Professor Fernando Fernandes (Faculdade das Américas). 
Equipe Canny


Nenhum comentário:

Postar um comentário