14 de novembro de 2012

Patrocínio Esportivo



O esporte é uma das grandes paixões mundiais. Ele vive em constante ascensão e desperta um enorme interesse em todos os segmentos da sociedade. Essa aderência ocorre em função da maciça exposição na mídia impressa (jornais e revistas) e eletrônica (televisão, rádio e Internet). Além desta propagação, ele atende alguns requisitos básicos do público consumidor como entretenimento, lazer, emoção, além de promover atitudes saudáveis a um custo bem reduzido. Com isso desperta o interesse das empresas em utilizá-lo como um veículo, já que a visibilidade proporcionada atinge a milhares de espectadores, telespectadores, leitores e praticantes em todo mundo.

Há alguns anos as empresas vêm utilizando o esporte como mídia alternativa, ou seja, como veículo de comunicação com o seu público consumidor. A indústria do esporte vem crescendo positivamente com relação as demais indústrias nacionais. Sua participação no PIB (Produto Interno Bruto) apresenta uma evolução gradual e constante, fato este que tende a aumentar com o passar dos anos. Esta participação na economia nacional contribui e muito para o desenvolvimento do esporte no país, atraindo um número maior de empresas interessadas em investir e aumentando a representatividade esportiva do Brasil no cenário internacional. Apesar deste perfil promissor, muitas empresas ainda não veem o esporte como um bom investimento, mesmo gerando um enorme retorno financeiro, social e institucional.

Quem assiste a partidas de futebol, por exemplo, está acostumado a ver nomes de patrocinadores e logos em uniformes de times. Muitos outros esportes também possuem a marca dos sponsors coladas nas camisas, mas até hoje, um esporte muito popular nos EUA e no mundo todo, havia conseguido escapar dos patchworks de estampas, a NBA.

A receita da associação caiu US$ 400 mi após uma perda de 20% da temporada devido ao lockout pelo qual passou, e para recuperar o dinheiro e tempo perdido, assinou um contrato que irá colocar US$ 100 mi líquidos nos cofres da NBA. Os patrocinadores, que podem ser tanto de empresas nacionais como internacionais, ganharão um espaço de 5 cm² nos ombros das camisas dos jogadores. Esta decisão da NBA nos permite afirmar que o patrocínio movimenta uma parte da economia, dá um respiro financeiro ao patrocinado que tem como devolutiva, a simples contrapartida de expor a marca do investidor.

Apesar de toda a crise que ocorre na Europa, esses investimentos tendem a crescer ainda mais no Brasil devido aos grandes eventos que serão realizados no país. Vale ressaltar que é muito grande o retorno e visibilidade que estas empresas recebem patrocinando confederações, times ou apenas, porque eles são personalidades assediadas pelo mercado e mundo do esporte e acabam assinando contratos de exclusividade, devido à concorrência e competitividade do mercado. Podemos citar como exemplo atletas como Cristiano Ronaldo, David Beckham, Neymar e Ronaldo que juntos formam um dos quartetos mais vendáveis da publicidade mundial.

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