3 de novembro de 2012

Ler é importante




Muitas crianças vão para o ensino médio sem saber interpretar um texto ou até mesmo um problema simples de matemática. Isso os prejudica imensamente levando em consideração que muitos destes vão para a faculdade e continuam com a mesma dificuldade.

O analfabetismo funcional é um grande problema que temos enfrentado no Brasil. Mediante a baixa qualidade e falta de incentivo para com o ensino público, os alunos passam de série como se aprendessem ou compreendessem tudo o que lhes é “ensinado”, mas sabemos que a repetência gera custo ao governo, e independentemente do aprendizado do aluno, quanto mais cedo ele sair da escola melhor, pois é uma vaga a mais que fica livre. E como diz o ditado “de um em um se faz um milhão”, e evita-se a construção de novas escolas.

Essas crianças no futuro se tornarão profissionais em alguma área. O que podemos esperar de um profissional com as dificuldades mencionadas e necessidades não atendidas em sua formação?

Um estímulo que não necessita de apoio do governo, mas sim de atitude, boa vontade e interesse próprio é a leitura. Ela estimula a imaginação, além de fazer com que a pessoa compreenda o mundo de maneira diferente, ajuda a memória, desenvolve o raciocínio lógico, aumenta o conhecimento de mundo, o vocabulário e melhora o poder de reflexão.

Em São Paulo, 50 mil livros foram distribuídos em algumas estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O Projeto Livro Livre tem como objetivo disseminar a importância da leitura e fazer com que esses livros sejam repassados para que várias pessoas possam ter a oportunidade de ler.

Essas ações visam uma melhor compreensão do mundo através da leitura, uma vez que pesquisas indicam que crianças que têm o hábito da leitura incentivado durante toda a vida escolar, desenvolvem seu senso crítico e mantém seu rendimento escolar em um nível alto.

Leia e incentive a leitura, pois na atual circunstância em que vivemos é questão de cidadania.

Quantos livros já leu esse ano?

Equipe Canny Publicidade
http://www.facebook.com/CannyPublicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário