7 de novembro de 2012

UFC vira mania nacional



Há anos falava-se de atletas como Vanderlei Silva, Minotauro e família Gracie apenas como brasileiros que representavam o país em terras estrangeiras, principalmente no Japão e que eram totalmente desconhecidos no Brasil. O tempo passou, houve uma reformulação nas regras, além da profissionalização dos atletas, e principalmente houve uma mudança no conceito do esporte.

Antigamente, a palavra vale-tudo causava muito impacto nas pessoas, e isso refletia na aceitação da prática deste esporte no país, além de todo o histórico das brigas e arruaças causadas pelos Pit Boys em várias cidades do país.

O Ultimate Fighting Championship (UFC) é a maior organização de artes marciais mistas do mundo. Inspirado por torneios de Vale Tudo de origem brasileira, é atualmente comandada pela Zuffa Entertainment. Lutadores desse esporte praticam diferentes artes marciais, tais como jiu-jitsu brasileiro, boxe, wrestling, muay thai, judô, karatê, tae kwon do, entre outras modalidades.

O Brasil é uma fábrica de campeões e isso reflete no crescimento do esporte no país. Atletas como Vitor Belfort, Wanderlei Silva, Anderson Silva, os irmãos "Minotauro" e "Minotouro", Lyoto Machida, Maurício "Shogun", José Aldo e Júnior Cigano são os nomes mais conhecidos, além de já terem conquistado o cinturão do UFC.

Com a grande visibilidade na mídia e transmissão em TV aberta, o UFC ganha a cada dia mais aderência no cenário esportivo brasileiro e acumula fãs pelo país inteiro. Toda essa difusão em massa gera interesse da publicidade que tende a investir nestes atletas que são referência em força, superação, disciplina e talento.

Podemos citar como exemplo o campeão Anderson Silva que é garoto propaganda de várias marcas de referência no mercado e, atualmente, é agenciado pela 9ine - empresa de comunicação focada em marketing esportivo do ex- atleta Ronaldo.

O UFC movimenta milhões de dólares com produtos licenciados, pay per view e patrocínios. Parte desta verba é destinada aos atletas como cachê pelas edições de lutas que são realizadas. De acordo com o desempenho do atleta caminha a sua remuneração, assim como funciona em outros esportes.

O marketing esportivo no Brasil ainda é pouco explorado, fato é que temos poucas empresas no país que são especializadas neste assunto. Portanto, podemos afirmar que com vários eventos esportivos a serem realizados no país, além de todos os campeões de MMA que temos como referência mundial, a especialização nesta área do marketing tende a se fortalecer, pois além de estar em constantes e sempre positivas mudanças, é um mercado que gera lucro e visibilidade às marcas e profissionais envolvidos.

Equipe Canny Publicidade
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