21 de novembro de 2012

Revistas Customizadas


Esta matéria tem como objetivo abordar a relação entre revistas customizadas e imagem de marca. Sabemos que estas publicações crescem a cada dia com o propósito de dar visibilidade à marca, além de atender, prioritariamente, seu público–alvo. O fenômeno da customização cada vez mais abrangente, tem tornado as publicações empresariais importantes ferramentas para a construção e manutenção de marcas.

As revistas customizadas ganharam força no mercado brasileiro na última década. Atenta a essa tendência mundial, muitas editoras, atualmente, produzem esta mídia segmentada, assim como muitas agências especializadas que trabalham na edição e produção destas publicações. Podemos citar como exemplo o Grupo Rái que edita a revista Ticket&Negócios.

A revista customizada é destinada a um público específico e normalmente é enviada para um mailing selecionado. Vale salientar que algumas publicações são vendidas em bancas, mas tem seu público de interesse muito restrito. Das publicações que são distribuídas internamente, podemos citar a Revista TAM – que é distribuída nos aeroportos e enviada via correio para seus clientes, e cuja edição é feita pela Editora New Content. Outro exemplo é a revista Day by Day do Banco Daycoval produzida pela Editora Spring. Com conteúdo editorial adequado às solicitações dos clientes, essas publicações são um excelente meio para uma empresa se relacionar com seu público.

As publicações customizadas, segmentadas ou dirigidas, como são conhecidas, abrangem uma gama de ferramentas de comunicação das quais são imprescindíveis para a aceitação e maior interação com o seu público-alvo:

• Marketing de Relacionamento
A revista customizada objetiva contribuir com as relações da empresa com seus clientes, funcionários e fornecedores.

• Conteúdo Dirigido
O foco da revista pode estar num público específico que aprecie esporte, vinhos ou mesmo economia e negócios. Definido isso, deve ser elaborado uma edição que seja de especial interesse desse leitor.
 
• Relações Empresariais
Uma revista é antes de tudo um canal de comunicação onde você pode transmitir uma mensagem corporativa mais elaborada, com detalhamento de conceitos e posicionamentos de forma leve e estimulante.
 
• Ações Promocionais e de Incentivo
Ações de incentivo, campanhas promocionais, convenções e reuniões. Uma revista pode se uma ferramenta de múltiplas funções para as estratégias de marketing de uma empresa.
 
Segundo pesquisa realizada pela ANATEC – Associação Nacional dos Editores de Publicações, o mercado editorial de revistas segmentadas é constituído, na sua grande maioria, de pequenas e médias editoras. As grandes editoras, apesar de atuarem neste mercado, são em menor número apesar de terem maior participação na verba publicitária. As revistas segmentadas abordam, cada uma delas, um assunto específico, podendo haver abordagens estratificadas dentro de um mesmo assunto.
 
Ao veicular mensagens publicitárias em revistas segmentadas, o mercado anunciante tem o intuito de atingir mais rapidamente os alvos corretos. Na sua percepção, este é um meio fácil, rápido, eficiente e mais barato para falar com seu público de interesse?
 
Canny Publicidade


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