23 de novembro de 2012

O cotidiano em códigos

 
Antes quando alguém não entendia determinado assunto falava-se: - Você está falando em código? Que código?  Hoje em dia podemos “falar” através deles, alias não só falar, mas vender, anunciar, publicar, interagir, entre muitas outras funções que estão presentes em nosso cotidiano.  Provavelmente você já tenha presenciado alguém tirando do bolso o aparelho de celular e fotografando um código impresso em uma publicação dentro do metrô, na rua, livrarias, cinemas ou em outros lugares.  
 
Trata-se da tecnologia chamada QR Code, um novo tipo de código de barras bidimensional. O termo QR deriva de Quick Response, que em inglês significa resposta rápida, transparecendo a intenção do criador de montar um objeto de fácil decodificação e em alta velocidade, geralmente por imagem. 
 
A sua origem vem do oriente com os japoneses. Inicialmente a tecnologia era usada na indústria automobilística para uma melhor identificação das peças produzidas. Desde 2003 o QR Code vem sendo usado em celulares para gerar uma visualização dos códigos impressos. Os celulares no Japão também já são preparados para interpretar estes códigos, basta que a pessoa bata uma foto com a câmera do aparelho e transmita via internet para o banco para receber a cobrança direta em suas mãos e levar o produto mediante recibo no ato da compra. Dinheiro vivo? Esqueça! 
 
Ainda se tratando de novas tendências, muitas empresas estão investindo alto em anúncios com o uso dos QR Codes (guardando geralmente algum link da internet) esperando que você os interprete com seu celular. Exemplos são a Fast Shop, a Volkswagen, Claro e outras companhias ao redor do mundo, que chegam a ocupar outdoors inteiros com uma informação codificada.  
 
O mundo artístico também usufrui dessa tecnologia. Em 2007 foram impressos códigos que levavam diretamente ao portal da banda Pet Shop Boys (http://www.petshopboys.co.uk), fazendo com que não só o vídeo fosse visto, mas também outras informações ligadas às identidades britânicas e questionamentos acerca de questões de privacidade. 
 
Muito em breve as trocas de ideias serão “trocas de códigos”. Afinal, a cada dia a tecnologia possibilita tal condição para que o ser humano fique ainda mais próximo da interatividade e tenha tudo ao seu alcance. Sendo assim, você está preparado para essa tecnologia?
 
Canny Publicidade

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