28 de novembro de 2012

Em busca da promessa



Foi-se o tempo em que o consumidor realizava suas compras e não procurava saber sequer a origem do produto a ser adquirido. Atualmente, ele está mais conciso daquilo que vai consumir. Portanto, atribuir informações virou uma estratégia para as empresas fabricantes que trabalham para fazer com que o consumidor tenha plena certeza de que o produto oferecido irá satisfazê-lo.
 
Pensando nessa satisfação foi então elaborado o “Shopper”. Mas, o que vem a ser isso? O Shopper, diferente do consumidor comum, que não busca muitas informações sobre o que estará sendo consumido, reage de forma criteriosa analisando se realmente o custo x benefício do bem adquirido é valido ou não, tendo uma atenção diferenciada no PDV (Ponto de venda) e busca constantemente informações a respeito dos produtos. Esse cliente preza pela sincronia com a empresa, leva em consideração a imagem da marca perante o mercado e a sociedade, além do interesse em exclusividade e procura de diferenciais.
 
O PDV é o principal aliado do Shopper, porque nele será encontrado todas as informações necessárias a esse consumidor que está instruído mediante procura ou estudos anteriores sobre o produto. A aposta em informações direcionadas torna o cotidiano do consumidor mais fácil na hora da decisão de uma compra direcionando-o ao produto procurado.
 
Outro aliado importante é a Internet. Os consumidores procuram saber passo a passo sobre a empresa o produto, futuros lançamentos, concorrentes, e havendo aderência, ele se torna um parceiro. Sendo assim, uma comunicação sem ruídos é de extrema importância, sempre direcionada, clara e objetiva para manter linearmente todos os conceitos da empresa (missão, visão, valores, etc).
 
O cliente esclarecido terá ideia fixa de que o PDV terá todas as informações as quais foram pesquisadas e analisadas, e com certeza encontrará grandes estímulos para compras. A presença de um promotor-demonstrador à disposição para sanar duvidas, realçar pontos fortes do produto e/ou degustação serve como impulso para esse relacionamento.  Vale ressaltar que esse tipo de cliente (Shopper) não gosta que nada seja “empurrado”. Portanto, a responsabilidade do promotor é bem maior para não criar climas desfavoráveis.  O que todo cliente gosta é de ser surpreendido de forma positiva, e é claro que uma ação promocional direcionada é uma opção que atrai ainda mais o fator compra, criando um vínculo ou mesmo uma fidelização com a marca.
 
O ser cliente, hoje em dia não é nada fácil pelas várias opções que o mercado os direciona. E saber ao certo o que querem consumir virou uma obrigação, afinal comprar o famoso “gato por lebre” está saindo de cena, pois manter-se informado sobre o que se quer consumir é uma boa opção para o seu bolso ou até mesmo para evitar dor de cabeça.
 
Sendo assim, como será a sua próxima compra?
 
Canny Publicidade


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